O GOLPE DO FALSO BOLETO ESTÁ DE VOLTA. SAIBA COMO EVITAR!
Boletos bancários são utilizados largamente no meio bancário para pagamento de contas e, com isso, têm atraído cada vez mais a atenção de fraudadores que almejam lucro fácil em detrimento da população, principalmente em tempos de pandemia.
A
fraude consiste basicamente em programas maliciosos implantados no computador
da vítima ou na própria rede, que alteram o código de barra dos boletos e
acabam por destinar o pagamento realizado aos fraudadores. Quando o consumidor
se dá conta, perdeu o dinheiro e não quitou o que pretendia quitar, ficando no
prejuízo e sem saber o que fazer.
Tendo
em vista que a prática tem sido cada vez mais comum, é muito importante prestar
atenção nas informações constantes no boleto, independente de ter recebido ou gerado pelo próprio cliente no site do banco.
Manter
um programa anti-vírus devidamente atualizado no computador é um fator que pode dificultar a ação dos
criminosos. Ao receber um e-mail suspeito e de pessoas desconhecidas, desconfie
e nunca clique em links ou baixe arquivos sem antes verifica-lo com o anti-vírus.
Evite fazer comprar e baixar documentos em computadores públicos, pois as
chances de fraude aumentam consideravelmente.
Ao
receber ou gerar um boleto bancário, confira com toda a atenção as informações
do documento. A maioria dos documentos fraudulentos possuem diferenças no
padrão de formatação e outros erros básicos, embora muito similares aos boletos
verdadeiros. Havendo qualquer suspeita quanto a originalidade do boleto, entre
em contato com o emissor e faça a conferência do mesmo.
Desconfie
de boletos cujo código de barras venha apagado, pois são meios utilizados pelos
fraudadores para forçar a vítima a digitar o número do código de barras no
celular ou caixas eletrônicos e assim cair no golpe. Se a sua impressora não
estiver com problemas, não há qualquer razão para que o código de barras saia
com falhas.
A
imagem abaixo demonstra alguns detalhes que merecem maior atenção:
Se você for vítima do golpe mesmo se cercando de todos
os cuidados, guarde a cópia do boleto e do comprovante de pagamento. Procure
sempre registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com a instituição
bancária ou fornecedor para ser ressarcido.
Ao realizar a reclamação junto ao banco, registre todos
os números do protocolo de atendimento, especificando de preferência o dia e
hora que ligou, quem te atendeu e qual foi a solução para o problema
apresentado. Futuramente, referidas informações podem ser úteis para
buscar a reparação na justiça em caso de negativa de ressarcimento.
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