O GOLPE DO FALSO BOLETO ESTÁ DE VOLTA. SAIBA COMO EVITAR!

Boletos bancários são utilizados largamente no meio bancário para pagamento de contas e, com isso, têm atraído cada vez mais a atenção de fraudadores que almejam lucro fácil em detrimento da população, principalmente em tempos de pandemia. 

A fraude consiste basicamente em programas maliciosos implantados no computador da vítima ou na própria rede, que alteram o código de barra dos boletos e acabam por destinar o pagamento realizado aos fraudadores. Quando o consumidor se dá conta, perdeu o dinheiro e não quitou o que pretendia quitar, ficando no prejuízo e sem saber o que fazer.

Tendo em vista que a prática tem sido cada vez mais comum, é muito importante prestar atenção nas informações constantes no boleto, independente de ter recebido ou gerado pelo próprio cliente no site do banco.

Manter um programa anti-vírus devidamente atualizado no computador é  um fator que pode dificultar a ação dos criminosos. Ao receber um e-mail suspeito e de pessoas desconhecidas, desconfie e nunca clique em links ou baixe arquivos sem antes verifica-lo com o anti-vírus. Evite fazer comprar e baixar documentos em computadores públicos, pois as chances de fraude aumentam consideravelmente.

Ao receber ou gerar um boleto bancário, confira com toda a atenção as informações do documento. A maioria dos documentos fraudulentos possuem diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, embora muito similares aos boletos verdadeiros. Havendo qualquer suspeita quanto a originalidade do boleto, entre em contato com o emissor e faça a conferência do mesmo.

Desconfie de boletos cujo código de barras venha apagado, pois são meios utilizados pelos fraudadores para forçar a vítima a digitar o número do código de barras no celular ou caixas eletrônicos e assim cair no golpe. Se a sua impressora não estiver com problemas, não há qualquer razão para que o código de barras saia com falhas.

A imagem abaixo demonstra alguns detalhes que merecem maior atenção:


Se você for vítima do golpe mesmo se cercando de todos os cuidados, guarde a cópia do boleto e do comprovante de pagamento. Procure sempre registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com a instituição bancária ou fornecedor para ser ressarcido.

Ao realizar a reclamação junto ao banco, registre todos os números do protocolo de atendimento, especificando de preferência o dia e hora que ligou, quem te atendeu e qual foi a solução para o problema apresentado. Futuramente, referidas informações podem ser úteis para buscar a reparação na justiça em caso de negativa de ressarcimento.




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