SE O PROPRIETÁRIO EMPRESTAR O VEÍCULO PARA ALGUÉM, QUEM RESPONDE POR EVENTUAIS DANOS A TERCEIROS. O CONDUTOR, O PROPRIETÁRIO OU AMBOS?

Imagine a seguinte situação hipotética. Pedro precisa fazer uma viagem urgente, mas seu carro está estragado na oficina. João,  um grande amigo de Pedro, oferece seu carro para que o amigo realize a viagem. No caminho, Pedro acaba se envolvendo em um acidente com o motociclista Paulo, que acaba falecendo em decorrência do acidente provocado por Pedro.

Os familiares do motociclista entram na justiça com ação indenizatoria por danos morais e materiais em face de Pedro e João. Ao promover sua defesa, João elega não ser responsável pelos danos provocados, tendo em vista que não era o condutor, não deu causa ao acidente e que Pedro estava devidamente habilitado, sendo somente dele a responsabilidade. As alegações de João possuem procedência?

Se você disse sim, lamento dizer que errou na resposta. No caso, a responsabilidade é solidária. Embora não haja previsão expressa no âmbito cível que permita imputar ao proprietário a responsabilidade pelos danos provocados em acidentes automobilisticos, a jurisprudência dos tribunais superiores,  em especial a do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) tem entendido que a responsabilidade do proprietário do veículo é solidária. Vejamos a título de exemplo um julgado do Superior Tribunal de Justiça:

AGRAVO INTERNO NO AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. IRMÃO DA 
VÍTIMA. INDENIZAÇÃO. CABIMENTO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA E 
SOLIDÁRIA DO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO. INCIDÊNCIA DA SÚMULA 
83/STJ. QUANTUM INDENIZATÓRIO. REEXAME. SÚMULA 7/STJ. 
DISSÍDIO JURISPRUDENCIAL PREJUDICADO. AGRAVO DESPROVIDO. 
1. (...) 2. Segundo a jurisprudência do STJ, o proprietário do veículo responde solidariamente pelos danos decorrentes de 
acidente de trânsito causado por culpa do condutor, pouco importando que ele não seja seu empregado ou preposto, ou que o transporte seja oneroso ou gratuito. Precedentes. 3. Assentada pela Corte de origem a premissa fática de que um dos demandados é o proprietário do automóvel, o qual confiou o bem ao condutor que 
culposamente deu causa ao evento danoso, a responsabilidade solidária daquele tem que ser reconhecida. Modificar essa conclusão implicaria rever o quadro fático delineado no acórdão recorrido, o que é vedado pelo enunciado n. 7 da Súmula do STJ. 4. (...). 5. Agravo interno desprovido. (AgInt no AgInt no AREsp 982.632/RJ, Rel. Ministro MARCO 
AURÉLIO BELLIZZE, TERCEIRA TURMA, julgado em 12.06.18, DJe 22.06.18) [grifou-se]

Como visto, pouco importa se o transporte foi oneroso ou gratuito, se o condutor era funcionário ou preposto, amigo ou parente. Se houve o empréstimo, há a responsabilidade, desde que o condutor, é claro,  tenha dado causa ao acidente.

A responsabilidade incide, inclusive e nos mesmos moldes,  em face das locadoras de veículos, conforme a Súmula 492 do STF:

"A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado."

Há que se falar todavia,  que nem sempre o proprietário responderá pelo dano. Nestes casos, cumpre ao proprietário comprovar sua total ausência de culpa. Será excluída a responsabilidade por exemplo se o proprietário comprovar que não emprestou o veículo ao condutor e que este, de forma sorrateira, o utilizou sem autorização. O mesmo vale para casos de furto ou roubo do veículo e posterior acidente. Por fim, será sempre necessário averiguar de quem foi a responsabilidade pelo acidente, mas, aquele que deu causa, deve reparar os danos.

O empréstimo, na maioria das vezes, acarreta a responsabilidade sólidaria do proprietário. Diga-se de passagem, a responsabilidade pode ser pesada, culminando na reparação não só dos danos materiais da vítima (conserto ou indenização do bem deteriorado), mas indenização por dano moral, estético ( em casos de graves deformidades físicas tais como queimaduras, mutilações etc) e até mesmo pensões por longo período de tempo.

Se for emprestar o veículo para alguém, é preciso estar atento à responsabilidade que o ato pode provocar e pensar duas vezes se vale à pena correr o risco.

Comentários

  1. Que absurdo. Um condutor devidamente habilitado deveria ser responsabilizado. Salvo em situações em que um defeito no veículo provoque o acidente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONTRATAÇÃO DO SEGURO PRESTAMISTA NO CRÉDITO DO PRONAMPE - MAIS UM ABUSO DOS BANCOS

EM CASO DE ERRO MÉDICO, QUEM DEVE RESPONDER PELOS DANOS? O ESTADO, O MÉDICO OU AMBOS?

OS IMPACTOS SOCIAIS DA PANDEMIA E O PAPEL DO ADVOGADO NA PACIFICAÇÃO DE CONFLITOS